Área de Concentração

Área 1 – Psicologia da Saúde

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde (PPGPS) do Instituto Multidisciplinar em Saúde da UFBA, em nível de Mestrado Profissional, estrutura-se na Área de Concentração em Psicologia da Saúde, que alia os contributos da Psicologia como Ciência ao campo da saúde, com centralidade nas políticas públicas.

Segundo a Associação de Psicologia Americana, a Psicologia da Saúde tem como objetivo compreender como os fatores biológicos, comportamentais e sociais influenciam no processo saúde-doença. Complexificando essa definição, pode-se afirmar que a Psicologia da Saúde se delineia a partir das diversas contribuições que a Psicologia, como ciência e profissão, oferece à promoção da saúde, prevenção e tratamento de doenças, assim como ao desenvolvimento e melhoria do sistema sanitário. Diferentemente da Psicologia Hospitalar, portanto, a Psicologia da Saúde se apresenta como campo de atuação e investigação nos diferentes níveis assistenciais de saúde (primário, secundário e terciário). Ademais, conjuga a realização de pesquisas de diversas naturezas (tanto quantitativas como qualitativas) e abordagens psicológicas (a exemplo das neurociências, psicologia clínica, psicologia social-comunitária, etc).

Assim, a escolha pela Psicologia da Saúde enquanto área de concentração ainda se justifica pela necessária proposição de cursos formativos em nível de pós-graduação que atendam à demanda crescente de qualificação profissional voltada para a realidade sanitária brasileira.