Dúvidas Frequentes

Sim. Embora seja um ramo específico da Psicologia, a Psicologia da Saúde é um campo de pesquisas e intervenções que aborda questões relacionadas à saúde, sobretudo a mental, às doenças e o cuidado. A Psicologia da Saúde tem uma vocação interdisciplinar que pode fazer interface com outros saberes que lhe são correlatos, como Nutrição, Enfermagem, Medicina, Educação, Sociologia etc.

Assim, cabe ao interessado propor uma pesquisa e intervenção que se alinhe: aos preceitos do campo da Psicologia da Saúde; a área de concentração do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde e uma de suas linhas de pesquisas; aos objetivos do Programa; as competências dos docentes.

 

Sim. A certificação de um programa de mestrado profissional possibilita o acesso a seleções e concursos que exijam pós-graduação Stricto Sensu para atuar em Instituições de Ensino Superior. Não existe uma distinção legal entre os títulos obtidos no Mestrado Profissional e no Mestrado Acadêmico. Contudo, as exigências para docência em instituições de ensino superior procedem das necessidades específicas de cada curso.

 

Não. A pós-graduação em nível de Especialização é uma modalidade formativa Lato Senso.

Os Mestrados e Doutorados Profissionais são uma recente modalidade Stricto Sensu e, perante a CAPES, possuem o mesmo peso das modalidades de Mestrado e Doutorado Acadêmicos. Como uma pós-graduação Stricto Sensu, o Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde do IMS/UFBA capacita o discente para uma formação de pesquisa, docência e intervenção, no sentido de inovar e produzir conhecimentos relacionados ao seu campo de atuação.

 

A PORTARIA NORMATIVA Nº 17, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2009 tem como objetivo regulamentar o mestrado profissional no âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Os principais destaques da Portaria referem-se a diferenças na submissão e avaliação de propostas de cursos novos, critérios específicos para a avaliação periódica dos cursos de mestrado profissionais, composição do corpo docente valorizando a produção artística e técnico-científica e a reconhecida experiência profissional e diferentes trabalhos de conclusão, tais como dissertação, revisão sistemática e aprofundada da literatura, artigo, patente, registros de propriedade intelectual, projetos técnicos, publicações tecnológicas; desenvolvimento de aplicativos, de materiais didáticos e instrucionais e de produtos, processos e técnicas; produção de programas de mídia, editoria, composições, concertos, relatórios finais de pesquisa, softwares, estudos de caso, relatório técnico com regras de sigilo, manual de operação técnica, protocolo experimental ou de aplicação em serviços, proposta de intervenção em procedimentos clínicos ou de serviço pertinente, projeto de aplicação ou adequação tecnológica, protótipos para desenvolvimento ou produção de instrumentos, equipamentos e kits, projetos de inovação tecnológica, produção artística; sem prejuízo de outros formatos, de acordo com a natureza da área e a finalidade do curso, desde que previamente propostos e aprovados pela Capes. A regulamentação do mestrado profissional visa atender às seguintes necessidades:

  • Estimular a formação de mestres profissionais habilitados para desenvolver atividades e trabalhos técnico-científicos em temas de interesse público;
  • Identificar potencialidades para atuação local, regional, nacional e internacional por órgãos públicos e privados, empresas, cooperativas e organizações não-governamentais, individual ou coletivamente organizadas;
  • Atender, particularmente nas áreas mais diretamente vinculadas ao mundo do trabalho e ao sistema produtivo, a demanda de profissionais altamente qualificados;
  • Explorar áreas de demanda latente por formação de recursos humanos em cursos de pós-graduação stricto sensu com vistas ao desenvolvimento socioeconômico e cultural do país;
  • Capacitar e treinar pesquisadores e profissionais destinados a aumentar o potencial interno de geração, difusão e utilização de conhecimentos científicos no processo produtivo de bens e serviços em consonância com a política industrial brasileira;
  • Conhecer a natureza e especificidade do conhecimento científico e tecnológico a ser produzido e reproduzido;
  • Explorar a relevância social, científica e tecnológica dos processos de formação profissional avançada, bem como o necessário estreitamento das relações entre as universidades e o setor produtivo.

Fonte: http://www.capes.gov.br/acessoainformacao/perguntas-frequentes/avaliacao...

"Mestrado Profissional" é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso (Parecer CNE/CES 0079/2002). Responde a uma necessidade socialmente definida de capacitação profissional de natureza diferente da propiciada pelo mestrado acadêmico e não se contrapõe, sob nenhum ponto de vista, à oferta e expansão desta modalidade de curso, nem se constitui em uma alternativa para a formação de mestres segundo padrões de exigência mais simples ou mais rigorosos do que aqueles tradicionalmente adotados pela pós-graduação. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é responsável por regular a oferta de programas de mestrado profissional por meio de chamadas públicas e avaliar os cursos oferecidos.

 

Fonte: http://www.capes.gov.br/acessoainformacao/perguntas-frequentes/avaliacao...

(Regulamentado pela Portaria MEC Nº 389, de 23 de março de 2017 e pela Portaria CAPES Nº 131, de 28 de junho de 2017)

O Mestrado Profissional (MP) é uma modalidade de Pós-Graduação stricto sensu voltada para a capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho.

Seu objetivo é contribuir com o setor produtivo nacional no sentido de agregar um nível maior de competitividade e produtividade a empresas e organizações, sejam elas públicas ou privadas. Consequentemente, as propostas de cursos novos na modalidade Mestrado Profissional devem apresentar uma estrutura curricular que enfatize a articulação entre conhecimento atualizado, domínio da metodologia pertinente e aplicação orientada para o campo de atuação profissional específico. Para isto, uma parcela do quadro docente deve ser constituída de profissionais reconhecidos em suas áreas de conhecimento por sua qualificação e atuação destacada em campo pertinente ao da proposta do curso. O trabalho final do curso deve ser sempre vinculado a problemas reais da área de atuação do profissional-aluno e de acordo com a natureza da área e a finalidade do curso, podendo ser apresentado em diversos formatos.

Essas especificidades do Mestrado Profissional exigem que o acompanhamento e a avaliação sejam feitos com base em critérios diferenciados, definidos pelas áreas de avaliação, e realizados por subcomissão específica, mesmo se realizados concomitantemente aos programas acadêmicos.

Para garantir a qualidade dos Mestrados Profissionais, critérios operacionais e normas são necessários para dirigir e controlar sua implantação e desenvolvimento. A autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos de mestrado profissional são obtidos a partir dos resultados do acompanhamento e da avaliação conduzidos pela CAPES de acordo com as exigências previstas na legislação – Resolução CNE/CES nº 1/2001, alterada pela Resolução CNE/CES nº 24/2002.

Fonte: http://www.capes.gov.br/avaliacao/sobre-a-avaliacao/mestrado-profissiona...