Histórico

 
O Programa de Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde foi autorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no dia 05 de outubro de 2018. O colegiado foi instituído no dia 07 de novembro de 2018, com os seguintes membros titulares: Andréa Batista de Andrade Castelo Branco, Lívia Botelho Félix e Paulo Coelho Castelo Branco; Representante Técnica Administrativa: Fernanda David Vieira, indicada pela categoria dos Técnicos Administrativos; Membros Suplentes: Carmem Virgínia Moraes da Silva, Monalisa Nascimento dos Santos Barros e Patrícia Martins de Freitas. Com a ressalva de que a representação discente seria uma indicação futura. Atualmente, o Programa se encontra em fase de implementação no quarto andar do Pavilhão Administrativo do IMS/UFBA/CAT, com a previsão de início de atividades em agosto de 2019.
A criação do Programa de Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde surgiu do interesse e da motivação dos docentes do Curso de Psicologia do IMS/CAT/UFBA. A Psicologia é uma ciência em franco desenvolvimento no município de Vitória da Conquista, Bahia, que apresenta profícuo mercado profissional psi, nas mais diversas áreas de atuação. Em especial, no campo da Saúde, a Psicologia tem encontrado espaços de pesquisa, extensão, formação, atuação e intervenção nos mais variados dispositivos de saúde e atenção psicossocial. Existe, pois, uma complexidade de redes e atuações profissionais que ensejam a necessidade de promoção de formação de psicólogos com alta qualificação técnico-científica e com experiências que atendam às necessidades locais, regionais e nacionais, de modo a produzir pesquisas e intervenções no desenvolvimento de soluções para problemas ligados à saúde.
Entende-se que a implantação do Programa de Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde contribui com a superação dos históricos atrasos sociais e da escassez de pós-graduação na região Nordeste, possibilitando a formação de pesquisadores e a qualificação profissional de gestores e profissionais de saúde, especialmente vinculados ao Sistema Único de Saúde. Com efeito, o Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde é o único mestrado profissional de
Psicologia do Estado da Bahia e o único voltado, especificamente, para a Psicologia da Saúde. Além disso, é o segundo Programa de Pós-Graduação (Mestrado) Stricto-Sensu em Psicologia do Estado da Bahia. Estes dados evidenciam sua importância na formação de pesquisadores e na qualificação profissional direcionada à consolidação do SUS, gerando contribuições científicas, sociais e institucionais.
Considera-se, assim, que a mestrado a ser ofertado pelo IMS poderá contribuir para formação profissional locorregional, estadual e nacional, a partir da qualificação da pesquisa, docência, gestão, assistência, dentre outras. Além do mais, o curso tem o propósito de desenvolver projetos e linhas de pesquisas que sejam atrativas, também, a profissionais e estudiosos de diferentes regiões e áreas de atuação, a fim de contribuir com o intercâmbio de saberes e práticas.
O Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde faz parte do Instituto Multidisciplinar em Saúde, Campus Anísio Teixeira, da Universidade Federal da Bahia, situado no município de Vitória da Conquista, Bahia, a 519 Km de Salvador. O Campus Anísio Teixeira é parte do projeto de interiorização da UFBA, com objetivo de ampliar e capilarizar a oferta de vagas no ensino superior público, promover a inclusão social de segmentos excluídos da educação superior, 
além de expandir o ensino de pós-graduação para territórios dispersos, fomentado a inovação e a pesquisa locorregional. O Campus Anísio Teixeira foi criado em 18 de julho de 2005, por efeito da resolução nº 2, de 2005, do Conselho Universitário da UFBA, sendo regulamentado por Portaria n° 813 do Ministério da Educação, publicada no DOU n° 165, de 27 de agosto de 2007, e teve as atividades acadêmicas iniciadas em 23 de outubro de 2006.